terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Revolução Industrial Caseira: Um Manifesto de Baixo Custo Operacional (Capítulo 1)

Revolução Industrial Caseira

Um Manifesto de Baixo Custo Operacional

Tradução do terceiro livro de Kevin Carson, Homebrew Industrial Revolution (original disponível em: https://homebrewindustrialrevolution.wordpress.com/). Este livro foi embasado em uma série de artigos de pesquisa sobre a história indústrial que o autor realizou para o Centro por uma Soceidade Sem Estado (C4SS: http://c4ss.org/).

Carson, sobre este livro, diz: "Um dos temas implícitos no Organization Theory que eu tentei desenvolver desde então, e que é central para este livro, é o papel central dos custos fixos - gastos em capital inicial e outros custos operacionais - na economia. Quanto maiores os custos fixos de uma empresa, maior o fluxo de receitas necessário para atendê-los. Isso é tão verdadeiro para a microempresa doméstica, quanto para a "empresa" do próprio domicílio, quanto para negócios mais convencionais. Regulamentações que impõem custos artificiais de capitalização e outros custos operacionais, a compra de equipamento desnecessariamente caro de um tipo que requer a produção de grandes lotes para amortizar, o uso de prédios autônomos, etc., aumentam o tamanho do fluxo de receita mínimo necessário para se manter em atividade, e efetivamente elimina o auto-emprego em meio período ou intermitente. Quando tais restrições impõem custos fixos artificialmente altos sobre os meios de subsistência básica (se abrigar e comer, etc.), seu efeito é tornar uma subsistência barata e confortável impossível, e exigir fontes externas contínuas de renda apenas para sobreviver.

(...)

Por outro lado, a inovação nas tecnologias da produção em pequena escala e da vida diária reduzem a necessidade do trabalhador de um fluxo de renda contínuo. Ela permite que a microempresa funcione intermitentemente e entre no mercado incrementalmente, sem qualquer custo fixo a ser atendido quando os negócios estão lentos. O resultado são empresas que são enxutas e ágeis, e podem sobreviver longos períodos de negócios lentos, sem virtualmente qualquer custo; igualmente, tais eficiências aumentadas, ao minimizarem o fluxo de renda contínuo exigido para subsistência confortável, têm o mesmo efeito libertador sobre as pessoas comuns que o acesso à terra comum teve para seus ancestrais trezentos anos atrás."



Nenhum comentário:

Postar um comentário