quinta-feira, 12 de junho de 2014

Como Demitir Sua Chefia - Um Guia de Pessoas Trabalhadoras para a Ação Direta

Como Demitir Sua Chefia
Um Guia de Pessoas Trabalhadoras para a Ação Direta


"Ação Direta Dá Satisfação"


Informe: Todas as táticas discutidas neste panfleto dependem, para seu sucesso, da solidariedade, das ações coordenadas de um grande número de pessoas trabalhadoras. Atos individuais de sabotagem oferecem pouco mais do que um fugaz senso de vingança, o que pode reconhecidamente ser tudo que lhe mantém são em dia ruim no trabalho. Mas para um verdadeiro sentimento de empoderamento coletivo, não há nada como a ação direta por parte de um grande número de pessoas trabalhadoras zangadas para fazer o seu dia.


Como Demitir Sua Chefia

Um Guia de Pessoas Trabalhadoras para a Ação Direta



A INDIGNIDADE DE TRABALHAR PARA VIVER é bem conhecida por qualquer pessoa que já o tenha feito. A democracia, o grande princípio sobre o qual nossa sociedade supostamente é fundada, é jogada pela janela tão logo nós batemos o cartão no trabalho. Sem palavra no que produzimos, ou sobre como essa produção é organizada, e com apenas uma pequena porção do valor desse produto encontrando seu caminho até os nossos contracheques, nós temos todo o direito de estarmos putas com nossa chefia.
Em última análise, claro, precisamos criar uma sociedade em que as pessoas trabalhadoras tomem todas as decisões sobre a produção e sobre a distribuição de bens e serviços. Indústrias nocivas ou inúteis, tais como armas e indústria química, ou os embustes de bancos e seguradoras, seriam eliminadas. Os verdadeiros elementos essenciais, como comida, abrigo e vestimenta, poderiam ser produzidos por todo mundo trabalhando apenas algumas poucas horas por semana.
Nesse meio tempo, no entanto, precisamos desenvolver estratégias que tanto levem em direção à utopia QUANTO lutem contra a labuta da escravidão assalariada atual. Nós acreditamos que a ação direta no local de trabalho é a chave para alcançar ambas essas metas. Mas o que queremos dizer com ação direta?
A ação direta é qualquer forma de tática de guerrilha que prejudique a capacidade da chefia de ter lucro e a faça ceder às nossas demandas. A melhor forma conhecida de ação direta é a greve, em as pessoas trabalhadoras simplesmente abandonam suas funções e se recusam a produzir lucros para a chefia até que consigam o que querem. Esta é a tática preferida de muitos sindicatos, uma vez que esta ação é facilmente controlável (em outras palavras, parável), mas é uma das maneiras menos eficazes de confrontar a chefia.
A chefia, com suas grandes reservas financeiras, está em melhores condições de aguentar uma greve longa e silenciada do que as pessoas trabalhadoras. Em muitos casos, fundos de greve não existem ou não são suficientes. E o pior de tudo, uma paralisação longa apenas dá à chefia a chance de substituir as pessoas trabalhadoras grevistas por uma força de trabalho fura-greve (substituta). Somos bem mais eficazes quando agimos diretamente ainda no trabalho. Ao deliberadamente reduzir os lucros da chefia e ainda continuar a receber salários, podemos prejudicar a chefia sem dar a alguma pessoa fura-greve a oportunidade de tomar nossos empregos. A ação direta, por definição, significa aquelas táticas que podemos nós mesmos realizar, sem a "ajuda" de agências governamentais, burocratas sindicalistas, ou uma assessoria legal cara. Recorrer à Comissão para Conciliação, Mediação e Arbitragem para ajuda pode ser útil, mas NÃO é uma forma de ação direta.
O que se segue são algumas das formas mais populares de ação direta que as pessoas trabalhadoras têm usado para conseguir o que queriam. Ainda assim, cada uma dessas táticas é, tecnicamente falando, ilegal. Toda grande vitória conquistada pelo trabalho ao longo dos anos foi alcançada com ações diretas militantes que eram, em sua época, ilegais e sujeitas à repressão policial. Nos Estados Unidos, por exemplo, até os anos 1930, as leis acerca dos sindicatos trabalhistas eram simples - elas eram nenhuma.
A maioria dos tribunais mantinha que os sindicatos trabalhistas eram conspirações ilegais que prejudicial o "livre comércio", e as pessoas grevistas eram frequentemente espancadas e baleadas pela polícia, pela milícia estatal e por valentões da segurança privada.
O direito legal das pessoas trabalhadoras de se organizar agora é oficialmente reconhecido pela lei, no entanto tantas restrições existem que a ação efetiva é tão difícil quanto sempre foi. Por esta razão, qualquer pessoa trabalhadora pensando sobre a ação direta no trabalho - contornando o sistema legal e atingindo a chefia onde ela é mais fraca - deveria estar completamente ciente da lei trabalhista, como ela é aplicada, e como ela pode ser utilizada contra ativistas trabalhistas. Ao mesmo tempo, as pessoas trabalhadoras devem perceber que a luta entre a chefia e as pessoas trabalhadoras não é um jogo de futebol - é guerra. Sob estas circunstâncias, as pessoas trabalhadoras devem usar o que funciona, quer a chefia (e seus tribunais) goste ou não.
Aqui, então, estão as formas mais úteis de ação direta.


Desaceleração



A desaceleração tem uma história longa e honrosa. Em 1889, as pessoas estivadoras organizadas de Glasgow, Escócia, exigiram um aumento de 10% nos salários, mas foram recebidos com uma recusa da chefia e entraram em greve. Pessoas fura-greves foram trazidas dentre as pessoas trabalhadoras agrícolas, e as pessoas estivadoras tiveram que reconhecer a derrota e retornar ao trabalho com os antigos salários. Mas antes de voltarem ao trabalho, eles ouviram isso do secretário de seu sindicato:
"Vocês estão voltando ao trabalho com o salário antigo. Os empregadores (sic) repetiram diversas vezes que estavam encantados (sic) com o trabalho dos trabalhadores  (sic) agrícolas que tomaram nossos lugares por diversas semanas durante a greve. Mas nós os  (sic) vimos trabalhando. Vimos que eles  (sic) não podiam sequer movimentar um navio e que derrubavam metade das mercadorias que carregavam; em suma, que dois deles  (sic) mal podiam fazer o trabalho de um (sic) de nós. Ainda assim, os empregadores (sic) se declararam encantados (sic) com o trabalho desses (sic) camaradas. Bem, então, tudo que podemos fazer é fazer o mesmo. Trabalhar como os trabalhadores (sic) agrícolas trabalharam."
Esta ordem foi obedecida ao pé da letra. Após alguns dias, as pessoas contratantes chamaram o secretário do sindicato e imploraram-lhe que dissesse às pessoas estivadoras que voltassem a trabalhar como antes, e que estavam dispostas a conceder o aumento de 10% no pagamento.
Na virada do século XIX para o XX, uma turma de escavadores trabalhando numa ferrovia em Indiana, EUA, foi notificada sobre um corte em seus salários. Os trabalhadores imediatamente levaram suas pás à ferraria e cortaram duas polegadas das conchas. Voltando ao trabalho, eles disseram à chefia "pagamento curto, pás curtas".
Ou imagine isto. Pessoas operadoras de trem na Austrália têm permissão para pedir "10-501"s (pausas para o banheiro) em qualquer lugar da via principal e o Centro de Controle não pode dizer não. Na verdade, isto raramente acontece. Mas o que a administração faria se, de repente, toda pessoa operadora de trem começasse a dar 10-501s extensas a cada viagem que fizessem?


Trabalhar na Norma



Quase toda função é coberta por um labirinto de regras, regulamentações, ordens permanentes, e assim por diante, muitas delas completamente impraticáveis e geralmente ignoradas. Pessoas trabalhadoras frequentemente violam ordens, recorrem a suas próprias maneiras de fazer as coisas, e desconsideram linhas de autoridade, simplesmente para cumprir as metas da companhia. Há frequentemente um entendimento tácito, mesmo por parte da gerência cujo trabalho é impor as regras, de que estes atalhos devem ser tomados a fim de cumprir as cotas de produção em tempo.
Mas o que aconteceria se cada uma destas regras e regulamentações fosse seguida ao pé da letra? Resultaria em confusão - a produção e a moral cairiam. E o melhor de tudo, as pessoas trabalhadoras não podem se meter em encrenca com a tática porque elas estão, afinal, "apenas seguindo as regras".
Com a nacionalização, as greves ferroviárias na França foram proibidas. Não obstante, as pessoas trabalhadoras ferroviárias encontraram outras maneiras de expressar suas queixas. Uma lei francesa exigia que a pessoa engenheira se certificasse da segurança de qualquer ponte sobre a qual o trem devesse passar. Se, após um exame pessoal, ela ainda estivesse com dúvidas, então ela deveria consultar outros membros de sua equipe. Claro, toda ponte foi assim inspecionada, toda equipe foi assim consultada, e nenhum dos trens circularam no horário.
A fim de conseguir certas exigências sem perderem seus empregos, as pessoas carteiras austríacas observaram estritamente a regra de que toda correspondência deve ser pesada para verificar se o selo apropriado havia sido colado. Antes, elas haviam passado sem pesar todas aquelas cartas e pacotes que estavam claramente abaixo do peso, dessa maneira satisfazendo o espírito da regulamentação, mas não sua redação exata. Ao levar cada peça de correspondência separada à balança, cuidadosamente a pesando, e então a retornando para seu lugar apropriado, as pessoas carteiras estavam com o escritório cheio de correspondência sem pesar no segundo dia.


Greve de Bom Trabalho



Um dos maiores problemas para as pessoas trabalhadoras da indústria de serviços é que muitas formas de ação direta, tais como as Desacelerações, acabam por prejudicar a pessoa consumidora (a maioria camaradas que trabalham) mais do que a chefia. Uma maneira de evitar isto é fornecer um serviço melhor ou mais barato - às custas da chefia, claro.
Pessoas trabalhadoras na Casa da Misericórdia na França, que estavam com medo de que as pessoas em tratamento ficassem sem tratamento caso entrassem de greve, em vez disso se recusaram a preencher os boletos de cobrança dos remédios, testes de laboratório, tratamentos e terapias. Como resultado, as pessoas em tratamento foram mais bem tratadas (uma vez que o tempo estava sendo gasto cuidando delas em vez de preenchendo papelada), de graça. A renda do hospital foi cortada pela metade, e a gerência em pânico cedeu a todas as exigências das pessoas trabalhadoras após três dias.
Em 1968, pessoas trabalhadoras ferroviárias e rodoviárias em Lisboa, Portugal, deram passe livre para todas as pessoas passageiras para protestar contra uma negação de aumento de salário. Pessoas condutoras e motoristas chegaram ao trabalho como de usual, mas não pegaram suas sacolas de dinheiro. Nem é preciso dizer que o público estava apoiando solidamente estas pessoas grevistas que não cobravam passagem.
Na Cidade de Nova Iorque, EUA, pessoas trabalhadoras em restaurantes da IWW, após perderem uma greve, conquistaram algumas de suas exigências seguindo o conselho das pessoas organizadoras da IWW de "empilhem os pratos, deem a elxs porções duplas e calculem as contas para menos".


Greves no Trabalho



Uma greve não precisa ser longa para ser eficaz. Se programada e executada corretamente, uma greve pode ser ganha em minutos. Tais greves são "ocupações" quando todo mundo simplesmente para de trabalhar e senta-se firmemente, ou "queixas em massa" quanto todo mundo deixa o trabalho para ir ao escritório da chefia para reclamar sobre algo importante.
A IWW de Detroit (USA) usava as Greves no Trabalho com bons resultados na Hudson Motor Car Company entre 1932 e 1934. "Sente-se e assista seu pagamento crescer" era a mensagem que rolava na linha de montagem em adesivos que haviam sido colados em peças de trabalho. A prática constante das greves no trabalho aumentos os salários em 100% (de US$0,75 por hora para US$1,50) no meio de uma depressão.
Figurantes de teatro da IWW, enfrentando um corte de 50% no pagamento, esperaram o momento certo para entrar em greve. A peça tinha 150 figurantes vestidos de soldados romanos para carregar a rainha para dentro e para fora do palco. Quando a deixa para a entrada da rainha chegou, figurantes cercaram a rainha e recusaram a se mover até que o pagamento não fosse apenas restaurado, mas também triplicado.
Ocupações no trabalho ainda são armas poderosas. Em 1980, a KKR Corporation anunciou que ia fechar sua fábrica de Houdaille em Ontaria, EUA, e transferi-la para a Carolina do Sul. As pessoas trabalhadoras responderam ocupando a fábrica por duas semanas. A KKR foi forçada a negociar termos razoáveis para o fechamento da fábrica, incluindo pensões completas, indenizações, e pagamento de prêmios de seguro de saúde.


Greves Seletivas



A imprevisibilidade é uma grande arma nas mãos das pessoas trabalhadoras. O corpo docente na Pensilvânia, EUA usou a Greve Seletiva com ótimos resultados em 1991, quanto fez uma linha de piquete na Segunda e na Terça, se apresentou ao trabalho na Quarta, entrou de novo em greve na Quinta, e se apresentou ao trabalho na Sexta e na Segunda.
Esta tática de ora-sim-ora-não não apenas impediu que a gerência contratasse fura-greves para substituir o corpo docente, mas também forçou a gerência que não havia estado em uma sala de aula em anos a operar a escola enquanto o corpo docente estava fora. A tática foi tão eficaz que a legislatura da Pensilvânia prontamente apresentou projetos de lei que proibiriam as greves seletivas.


Delação (A Boca Aberta)



Às vezes, simplesmente dizer a verdade às pessoas sobre o que acontece no trabalho pode por muita pressão sobre a chefia. Indústrias de consumo como restaurantes e empacotadoras são as mais vulneráveis. E novamente, como no caso da Greve de Bom Trabalho, você estará ganhando o apoio do público, cujo dinheiro pode criar ou quebrar um negócio.
A Delação pode ser tão simples quanto uma conversa cara a cara com uma pessoa cliente, ou pode ser tão dramática quanto a pessoa engenheira que revelou que as plantas de um reator nuclear haviam sido invertidas. O romance de Upton Sinclair A Selva revelou os padrões de saúde e as condições de trabalho vergonhosas da indústria de carnes quando foi publicado no século XX.
Garçons podem contar à clientela do restaurante sobre os diversos atalhos e substituições que vão na criação da comida sendo servida a ela. Assim como o Trabalhar na Norma põem um fim ao relaxamento usual dos padrões, a Delação o revela para que todo mundo saiba.


Epidemia



A Epidemia é uma boa maneira de entrar em greve sem entrar em greve. A ideia é prejudicar seu local de trabalho com todo mundo ou a maioria das pessoas trabalhadoras ligando para dizer que estão doentes no mesmo dia ou dias. Ao contrário da paralisação formal, ela pode ser usada eficientemente por departamentos ou áreas independentes, e pode frequentemente ser usada com sucesso mesmo sem uma organização sindical formal. É um método tradicional de ação direta para sindicatos de pessoas empregadas públicas, que são legalmente impedidas de entrar em greve em muitas regiões.
Num hospital de saúde mental na Nova Inglaterra, EUA, apenas a ideia de uma Epidemia teve resultados. Uma pessoa delegada sindical, conversando com uma pessoa supervisora sobre um membro do sindicato despedido, mencionou casualmente que havia muita gripe por aí, e seria uma pena se não houvesse pessoas saudáveis o suficiente para operar as enfermarias. Ao mesmo tempo - completamente por coincidência, claro - dúzias de pessoas estavam ligando para o departamento de pessoal para ver quanto tempo de atestado elas tinham. A pessoa supervisora captou a mensagem, e o membro do sindicato foi recontratado.


Poder Duplo (Ignorando a Chefia)



A melhor maneira de fazer algo é simplesmente nos organizarmos e fazermos por nossa conta. Em vez de esperar que a chefia ceda às nossas exigências e institua uma mudança há muito buscada, nós frequentemente temos o poder de fazer estas mudanças por nossa conta, sem a aprovação da chefia.
A pessoa dona de uma casa de café em São Francisco era uma péssima gerente de dinheiro, e uma semana os contracheques não chegaram. A gerência continuou assegurando as pessoas trabalhadoras que os cheques viriam logo, mas eventualmente as pessoas trabalhadoras tomaram as coisas em suas próprias mãos. Elas começaram a se pagarem numa base diária, direto do dinheiro de caixa, deixando recibos das quantias adiantadas, de maneira que tudo estava às claras. Um rebuliço da chefia se seguiu, mas os cheques sempre chegaram na hora depois disso.
Em uma pequena gráfica no distrito financeiro de São Francisco, uma velha impressora offset desgastada foi finalmente tirada de serviço e empurrada para o lado da sala de impressão. Ela foi substituída com uma máquina novíssima, e o gerente declarou sua intenção de usar a velha impressora "para envelopes apenas". Ela começou a ser canibalizada para partes sobressalentes pelas pessoas operadoras da impressora, no entanto, apenas para manter algumas das outras impressoras funcionando. Logo ficou óbvio para todo mundo exceto o gerente que esta impressora nunca veria serviço de novo.
As pessoas tipógrafas pediram ao gerente para transferi-la para o depósito no andar de cima, uma vez que agora ela apenas ocupava um espaço valioso numa sala de imprensa já lotada. Ele ficava de "uhms" e "ahs" e parecia nunca se decidir sobre isso. Finalmente, uma tarde após as pessoas tipógrafas terem marcado o cartão de saída, elas pegaram um carrinho móvel e lutaram para colocar a impressora no elevador para levar para cima. O gerente as achou justamente quando conseguiram colocá-la no elevador e, embora ele tenha ficado vermelho com essa desobediência descarada, ele nunca mencionou o incidente para elas. O espaço em que a impressora estava foi convertido em um "salão das pessoas empregadas", com diversas cadeiras e uma estante de revistas.


Sabotagem



A sabotagem é um termo geral para toda uma séria de truques, diabruras e sordidezes sortidas que podem lembrar a chefia o quanto ela precisa de suas pessoas trabalhadoras (o quão pouco nós precisamos dela). Embora todas essas táticas de sabotagem sejam não violentas, a maioria delas são grandes "nananina-não" sociais. Elas deveriam ser usadas apenas nas batalhas mais acirradas, em que seja a guerra de classe aberta e indiscriminada entre as pessoas trabalhadoras e a chefia.
Corromper informações armazenadas magneticamente (tais como fitas cassetes, disquetes e discos rígidos mal protegidos) pode ser feito ao expô-las a um forte campo magnético. Claro, seria tão simples quanto "colocar em lugar errado" os discos e fitas que contêm tais informações vitais. Pessoas trabalhadoras de restaurantes podem comprar um punhado de grilos ou ratos vivos na loja de animais mais próxima e soltá-los em um local conveniente. Para maiores risadas, faça uma denúncia anônima para a Vigilância Sanitária.
Uma coisa que sempre assombra um chamado de greve é a questão de fura-greves. Em uma greve ferroviária em 1886, as pessoas grevistas que levaram "lembranças" do trabalho para casa consigo resolveram o problema de fura-greves. Curiosamente, os trens não funcionavam sem essas pequenas partes cruciais, e fura-greves se viram se nada para fazer. Claro, hoje em dia, pode ser mais seguro que as pessoas trabalhadoras simplesmente escondam estas peças em um local seguro no trabalho, em vez de tentar contrabandeá-las para fora da fábrica.
Use o papel timbrado da chefia para pedir uma tonelada de suprimentos de escritório indesejados e peça para entregar no escritório. Se sua empresa tem um número 0800, chame as pessoas amigas para lotar as linhas telefônicas com chamadas zangadas sobre a atual situação. Seja criativa com seu uso de supercola... as possibilidades são infinitas.


Solidariedade


A melhor arma é, claro, a organização. Se uma pessoa trabalhadora se levantar e protestar, a chefia vai esmagá-la como um inseto. Insetos esmagados são obviamente de pouca utilidade para suas famílias, pessoas amigas, e movimentos sociais em geral. Mas se todo mundo nos levantarmos juntos, a chefia não terá escolha a não ser nos levar a sério. Ela pode demitir qualquer pessoa trabalhadora  individual que crie confusão, mas ela pode achar difícil demitir toda a força de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário